20 set Parque Tecnológico UFRJ completa 10 anos
O Parque Tecnológico do Rio de Janeiro completou no último dia 18 de Setembro uma década de atividades. Localizado na Ilha do Fundão, campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o projeto foi inaugurado em 2003 com o objetivo de estimular a interação entre universidade e empresas, promovendo a transformação de conhecimento em riqueza.
“O ambiente de inovação garante às empresas um acesso diferenciado a laboratórios, profissionais de alta qualificação, e gera oportunidades de negócios e de pesquisas de ponta”, destaca Maurício Guedes, diretor executivo do Parque Tecnológico UFRJ.
A INOVAX, que este ano completou 24 anos de atividades, iniciou a implantação do seu Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDIx) em 2006 na Cidade Universitária inicialmente na Incubadora de Empresas do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (COPPE). Hoje, é uma empresa consolidada no Parque Tecnológico UFRJ.
Hoje, estão instalados no Parque, em uma área de 350 mil metros quadrados, centros de pesquisa da INOVAX e de outras 12 empresas nacionais e multinacionais que possuem o “DNA” da inovação, seis laboratórios da COPPE e 19 empresas start ups, localizadas na Incubadora. Poucos ambientes com características e dimensões semelhantes existem atualmente na América Latina.
João Carlos Ribeiro (foto)*, Diretor Tecnológico da INOVAX, lembra que a empresa reconheceu no primeiro momento a importância do desenvolvimento de um parque tecnológico associado a UFRJ. “Dirigir o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da INOVAX no Parque Tecnológico do Rio é a realização de um sonho de construção de um futuro melhor com um presente de resultados tangíveis!” afirma.
“O estabelecimento do CPDIx no Parque Tecnológico UFRJ tem possibilitado a INOVAX beneficiar-se de um relacionamento com a UFRJ, próximo, produtivo e eficaz para a criação de novos produtos de base tecnológica e a sua introdução em nosso mercado de atuação. A Plataforma NEOPATH® para a comunicação e colaboração em Centros de Decisão é um desses exemplos de sucesso, que contou com a contribuição de laboratórios da COPPE e NCE” afirmou o Diretor.
O Parque Tecnológico UFRJ é hoje um condomínio de conhecimento e empreendedorismo que consolida a natural vocação do Rio como pólo de desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação. Leia aqui um pouco mais sobre a história do Parque.
- Clique aqui e conheça o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDIx) da INOVAX.
- Clique aqui e saiba mais sobre os produtos desenvolvidos pela INOVAX.
*foto: João Ribeiro, Diretor Tecnológico da INOVAX, e Profª. Cláudia Maria Lima Werner, Coordenadora do Laboratório LAB 3D da COPPE/UFRJ, no evento comemorativo dos 10 anos do Parque Tecnológico UFRJ.

Sem comentários