Após ser descoberta pelos membros da expedição exploradora portuguesa de 1501, que a confundiram com a foz de um grande rio, denominado como “Rio de Janeiro”, a Baía de Guanabara tornou-se o principal acesso à cidade do Rio de Janeiro.
No século XVIII, com o desenvolvimento da mineração, a região portuária do Rio de Janeiro tornou-se o principal centro exportador e importador para as vilas de Minas Gerais, por onde saíam ouro e diamantes e entravam manufaturados entre outros produtos. A partir de meados do século XIX, começaram a surgir planos de melhoramentos do porto para atender as necessidades sempre crescentes do seu comércio, tendo as obras sido iniciadas em 1889. As obras transformaram o Rio, com a demolição de pelo menos três morros do Centro, o aterro de 1,7 milhões de metros quadrados da Baía de Guanabara e o prolongamento do Canal do Mangue.
Passados cem anos do início da construção, o porto que nasceu como o ancoradouro mais importante da América Latina, passa agora por uma nova reforma, com ampliação, articulação e requalificação dos espaços públicos da região, visando à melhoria da qualidade de vida de seus atuais e futuros moradores e à sustentabilidade ambiental e socioeconômica da área. A cidade do Rio de Janeiro dá claros sinais de uma nova dinâmica econômica, impulsionada pelos grandes eventos que vão ocorrer na cidade nos próximos anos.
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