São Paulo surgiu como missão jesuítica, em 1554, reunindo suas primeiras vilas habitantes de origem tanto européia quanto indígena. Com o tempo, o povoado começou a se destacar pelas atividades comerciais e pelos serviços de relativa importância regional. No século XIX a cidade teve crescimento demográfico e econômico espetacular advindo do ciclo do café e da industrialização, que elevariam São Paulo ao posto de maior cidade do país.
Na região do Centro, entre os Viadutos do Chá e Santa Ifigênia, localiza-se o Vale do Anhangabaú, que até o ano 1822 era apenas uma chácara de propriedade do Barão de Itapetininga, onde os moradores vendiam chá e agrião. A urbanização só veio a partir do projeto de construção do Viaduto do Chá, em 1877, que resultou na desapropriação das chácaras, construção de jardins e canalização do rio. Nos anos 40 foram construídas ligações subterrâneas às Praças Ramos de Azevedo e Patriarca, hoje conhecida como Galeria Prestes Maia, e nos anos 80 a Prefeitura de São Paulo organizou um concurso que resultou na revitalização da região, com a construção de novos jardins, esculturas e três chafarizes.
O Vale também é famoso pelas manifestações políticas e culturais que abrigou, como o comício das Diretas Já, em 16 de abril de 1984, que reuniu cerca de 1,5 milhão de pessoas, o maior comício público da história brasileira. Atualmente o Vale o Anhangabaú é um importante pólo econômico, político e cultural, reunindo o prédio da Prefeitura de São Paulo, o Teatro Municipal, a Escola Municipal de Balé, o Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e um campus universitário e grandes edifícios comerciais.
Rua Líbero Badaró, 425 – Conj. 163
Centro – São Paulo – SP
CEP: 01.009-000
Tel: (11) 3106-0178