2ª Reunião Semestral ANSP - RSA2 2012

​A ANSP (Rede Acadêmica d de São Paulo) realizou com apoio da INOVAX sua 2ª REUNIÃO SEMESTRAL nos dias 30, 31 de outubro e 1º de novembro de 2012, na UNESP, campus Barra Funda, em São Pauulo, SP. Nessa segunda reunião, o tema abordado foi "OPENFLOW: a próxima geração da Internet?". Participam os diretores e gerentes de Tecnologia da Informação e outros formadores de opinião das principais universidades e centros de pesquisa do estado de São Paulo.

A tecnologia OpenFlow é o carro-chefe das SDN – Software Defined Networks (Redes Definidas por Software). Tal solução, objeto de pesquisa por cientistas de redes e desenvolvimento por diversos fabricantes em todo o mundo, busca dar mais agilidade à Internet, visando também a redução de custos por bit transmitido e maior segurança a todos os seus usuários. Durante a reunião, foram realizados diversos crusos e promovidos debates sobre como o OpenFlow possibilita a virtualização, otimização, agregação e remanejamento de recursos de forma eficiente e segura. Também foi discutido como esta tecnologia permite avanços significativos, mesmo a países ou empresas que não dominam plenamente a fabricação de roteadores e switches, mas que possuam a capacitação para desenvolver software.

Manoel Alberto R. Neto - COO da INOVAX

A RSA2 promoveu treinamentos e demonstrações de OpenFlow para agilizar a sua divulgação e introdução em redes brasileiras. Entre os principais temas abordados, destacam-se: OpenFlow e outras tecnologias para redes definidas por software; Redes híbridas, que misturem chaveamento de pacotes, chaveamento de circuitos e chaveamento de fluxos, assim como misturem redes ópticas, redes metálicas e redes sem fio; Redes verdes, de baixo consumo energético e não poluentes, assim como reciclagem de equipamentos usados nas redes; Computação distribuída, incluindo, mas não restrita a, computação em nuvem; Necessidades dos projetos científicos do estado de São Paulo.

* Foto: Manoel Alberto R. Neto, COO da INOVAX, ministrando uma palestra no evento.