Parque Tecnológico (UFRJ)

 

A Ilha da Cidade Universitária, amplamente conhecida como Ilha do Fundão, foi criada a partir da aplicação de aterro a um arquipélago de oito ilhas visando preparar uma área para agregar as unidades da Universidade Federal do Rio de Janeiro (então Universidade do Brasil) na década de 1950. A original Ilha do Fundão foi alargada em três milhões de metros quadrados na ocasião.

Em 1986 o conceito de parques tecnológicos começou a se difundir pelo país por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Somente em 1997 o conselho universitário da UFRJ aprovou a destinação de uma área desocupada na Ilha do Fundão, que havia sido utilizada com canteiro de obras na construção da Ponte Rio-Niterói, para a construção do Parque Tecnológico.

Inaugurado em 2003 com o objetivo de estimular a interação entre universidade e empresas, promovendo a transformação de conhecimento em riqueza, o Parque é hoje um dos maiores centros de pesquisa da América do Sul, um condomínio de conhecimento e empreendedorismo que consolida a natural vocação do Rio como pólo de desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação.

INOVAX
A INOVAX instalou-se na Cidade Universitária inicialmente como parte da Incubadora de Empresas do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (COPPE) em 2004. Hoje, é uma empresa consolidada no Parque Tecnológico, onde realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento de produtos.

Clique aqui e conheça o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDIx) da INOVAX.

 

Parque Tecnológico do Rio /UFRJ
Rua Paulo Emídio Barbosa, 485 - Quadra 1 - Centro de Excelência – TIC
CEP 21.941-907 - Ilha da Cidade Universitária - Rio de Janeiro RJ
Tel.: (21) 3733-1764| Fax (21) 2103-5581